quinta-feira, 24 de março de 2011

Bolo de Limão & Coco


Ingredientes
2 chav de açúcar
2 chav de farinha
1 colh chá de fermento
½ chav de óleo
4 ovos
1 limão grande (sumo e raspa)
50g de coco

Preparação
Deite no copo a farinha e o fermento, e peneire 25 seg na vel 3. Retire e reserve.
Coloque o açúcar no copo e pulverize 20 seg na vel 5-7-9.
Junte os ovos, monte a borboleta sobre as lâminas e bata durante 6 min na vel 4.



Adicione o óleo, o coco, o sumo e a raspa do limão e misture 25 seg na vel 4.
Acrescente a farinha e o fermento reservados e envolva 15 seg na vel 4.
Verta sobre uma forma bem untada e polvilhada com farinha e leve a cozer em forno preaquecido a 180º durante cerca de 40 min.



Deixe arrefecer um pouco e desenforme.
Cubra com um pouco de doce de leite e polvilhe com coco ralado.



Uma fatia... São servidos?





Com esta receita participo no desafio "Conte-me a sua receita", promovido pela Laranjinha.

Este bolo era muitas vezes feito em casa da minha avó.
Era feito sem qualquer motivo especial... era feito apenas porque todos gostávamos muito dele.
Lembro-me de estar sentada na cozinha, rodeada pelo delicioso aroma dos bolos de limão, muito impaciente, à espera que ficasse pronto. E enquanto ele cozia, rapava o resto da massa do alguidar com o seu salazar branco...
Quando finalmente saía do forno, depois daquela enorme espera desesperante, era muitas vezes "atacado" ainda morno...

Claro que a minha avó não tinha uma bimby (usava uma colhar de pau e um alguidar), nem barrava o bolo com doce de leite, mas sim com geleia, também caseira e feita por ela.
Estas foram as minhas "inovações" em relação à receita original.

14 comentários:

Cidália disse...

Mais um bolinho muito delicioso!
Beijinhos

sabores com contraste disse...

Uma delícia...tem mesmo aquele aspecto de ser bem fofinho!
beijinhos

Ana Powell disse...

Perfeito e com um aspecto magnifico.
Bem fofinho ♥

Gisela disse...

Que bolinho delicioso, e se acompanha boas recordações então vale ouro
Um beijinho

G de Guloseimas disse...

Adoro bolinhos de limão! Com coco ainda não experimentei. Deve ser mesmo bom!

Ana Rita disse...

Que memórias doces!!!E o bolinho está lindo!!!Uma delicia!

Bjokas
Rita

Luísa Alexandra disse...

Pois olha que a minha Avó já olha para a Bimby com ar curioso, mais uns tempos e ensino-a a trabalhar com ela!!!!!
O bolo está fantástico, mesmo apetitoso.

Monisilva disse...

Perfeito este bolinho, e tão fofinho :)

Beijinhos

Sandra G disse...

Eu também ficava à espera da massa que ficava na tigela, para ir rapar.eh!eh!
Ficou perfeito.

Bjs

Isa Duarte disse...

Que belo bolo, adoro os citrinos nos bolos e com essa cobertura hummm bem bom!

Laranjinha disse...

Sónia,

uma fatia para mim, se faz favor! :)

O bolo tem um ar fofo e apetitoso, assim cheio de recordações ainda sabe melhor.

Muito obrigada pela tua participação.

Um beijinho.

moranguita disse...

era do tipo de bolinhos que elas faziam e olha e os que mais gosto
simple e perfeitos ao mesmo tempo
beijinhos

sandra disse...

Pois eu sou como a sua avó. Não tenho bimby, mas vou tentar faze-lo.
Qual o tamanho que usa da sua chávena, visto haver de varias dimensões.
O bolo fica húmido?

Obrigada.

Rocio disse...

Acho que a melhor opção é comer a sobremesa, por isso não podemos testar essas coisas deliciosas, eu acho que é por isso que eu sempre vou com minha família nos fins de semana para restaurantes em perdizes