quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Pasteis com doce de Gila



Esta massa serve tanto para fazer estes pasteis como para fazer coscorões.
A receita já se encontra publicada aqui no blog, no tópico coscorões e com apenas uma mini reportagem relativa aos pasteis.
Como este ano só fiz os pasteis, aproveitei para fazer uma reportagem alargada e por isso resolvi voltar a publicar esta receita.

Ingredientes
50g de margarina
1 colh sopa de azeite
50g de açúcar
3 gemas
1 laranja (raspa e sumo)
300g de farinha
1 saqueta de Fermipan
doce de gila qb

Preparação
Coloque a casca da laranja no copo e pulverize 30 seg na vel 5-7-9.
Adicione o açúcar e programe mais 30 seg na vel 5-7-9.
Junte a margarina, o azeite e as gemas e misture 1 min na vel 5.



Adicione a farinha e o fermento e programe 1 min na vel 5.
Com a máquina a trabalhar na vel 2, deite o sumo da laranja até obter uma massa homogénea para tender.
Coloque a massa num recipiente e, com um dedo, faça-lhe uma cruz.
Tape-a com um pano de cozinha limpo e deixe repousar num local quente durante duas horas.



Depois de levedar, amassei novamente a massa com as mãos, para retirar o ar.
Estique a massa sobre uma superfície enfarinhada, com a ajuda de um rolo e corte pequenos cirrculos com a ajuda de um copo.
Coloque um circulo sobre o molde, recheie com doce de gila e feche o molde.



Siga este procedimento até acabar a massa.
Aqueça óleo, frite os pasteis e coloque-os sobre papel absorvente para retirar o excesso de óleo.
No final passe por açúcar e canela.


Já prontos a devorar...



Nota:
Esta receita é da minha amiga Luísa.

5 comentários:

Luísa Alexandra disse...

Ficaram lindos os teus pastéis recheados.
Parabéns!

Eu este ano aventurei-me a experimentar uma massa diferente e as coisas não correram muito bem, os pastéis abriram ao fritar... esta massa sem dúvida que é bem melhor de fritar.

Continuação de Boas Festas!

ameixa seca disse...

Fiz o ano passado com chila mas a foto ficou muito má e nem publiquei. Mas são uns pastéis deliciosas para quem, como eu, adora chila :)

TiTó disse...

Hummm... ficaram deliciosos :)

Beijinhos e bom ano :)***

Sandra G disse...

Adoro gila, que lindos pasteis.

Desejo um ano de 2010 com tudo de bom.

Bjs

Mamã Catarina disse...

Uau, estes pastéizinhos parecem ser tão bons! Ainda por cima com gila que eu tanto gosto! Bom, acho que tenho de "cravar" à minha mãe o molde igual a este que ela lá tem :)

Beijinhos e boa semana!!