domingo, 6 de dezembro de 2009

Bolo Rei - MFP


Ingredientes
1 embalagem de farinha para Pão de Brioche
200ml de água
250g de mistura de frutos secos e cristalizados
2 colh sopa de vinho do Porto
1 laranja (raspa)
1 ovo batido para pincelar
frutos secos e cristalizados para decorar

Preparação
Coloque a água tépida na cuba da máquina do pão, junte o conteúdo da embalagem e seleccione o programa massa.



Quando o programa terminar, adicione a mistura de frutos secos e cristalizados, o vinho do Porto e a raspa de laranja e seleccione novamente o programa massa.



Quando terminar retire a massa da cuba para uma superfície enfarinhada e molde uma coroa.
Coloque num tabuleiro forrado com uma película de silicone, tape com um pano e deixe levedar durante 35 min no forno a 50º.
Depois do bolo já levedado, pincele com o ovo batido e decore com os restantes frutos.
Aumente a temperatura do forno para 180º e deixe cozer durante cerca de 30 min.
Verique a cozedura com um palito.



Pincele com gel de brilho e polvilhe com açúcar em pó.



Alguém é servido?



Notas:
1 - Esta receita foi baseada nesta da minha amiga Samma. Realmente o resultado é fabuloso. Também fiquei fã.

2 - A tonalidade rosada do bolo é devida ao facto de eu ter adicionado as cerejas cristalizadas durante a preparação e não no final.

15 comentários:

Cuca disse...

Que engraçado!! Estava mesmo a ver que o bolo está meio rosa e não estava a perceber pq! Lol!!
Ficou com óptimo aspecto!!! Que maravilha!
Beijocas*

RUTE disse...

Vocês andam todas a dar no pão de brioche e eu a ver, sem provar!!

Gostei desta sugestão de confeccionar o bolo rei na MFP. Ficou bem apetecível.

Nane Cabral disse...

Humm, eu aceito sim um pedaço. Bjos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

Pratos da Bela disse...

Esta fatia é minha, não é?
Jinhos fofos

lauriteles disse...

Hooola Guapa!!!

Que bien te ha quedado.. eres toda una repostera!!!

Yo todo bien!! liada como siempre pero hoy en dia creo que es algo habitual en todos, no? jeje

Un beso.

SUELY PERES disse...

que tentação e adorei o tom rosa, deu um charme especial no bolo. beijinhos

vivie disse...

ficou lindissimo!

♥ mesa para 4 disse...

Ficou lindo, minha querida, mesmo mesmo bom :*

Sandra G disse...

Eu sou servida!! ;)

O ano passado amassei o bolo na MFP e fica muito.

Bjs

Manuela L. disse...

Ficou lindo!
bjs

Eu Mulher disse...

Oi minha querida!

Por favor me confirme se você recebeu meu e-mail com o nome da sua amiga secreta.

Beijos

Seu bolo rei ficou divinal!!!

conceicao disse...

Ficou com um aspecto já comia uma fatia.
Bjs

Rachel disse...

Olá, vim conhecer seu cantinho e te convido a conhecer o meu também, ok?
Já me fiz seguidora e estarei sempre por aqui! Bjuss!!!

http://www.nabiroskinha.blogspot.com/

Elisabete disse...

Eu não sou grande apreciadora de frutas cristalizadas e por isso prefiro o bolo rainha, mas este teu bolinho ficou magnífico e n me importaria de retirar as frutinhas para poder comer uma fatia.

moranguita disse...

bem esta receita tem corrido a blogsesfera
hehe
eu tiro mesmo as frutas cristalizadas.
para mim e melhor
beijocas