domingo, 2 de agosto de 2009

Pudim au Caramel


Ingredientes
150g de açúcar para o caramelo
1 lata de leite evaporado
1 lata de leite condensado
3 ovos
2 colh de café de extracto de baunilha

Preparação
Coloque o açucar numa forma de pudim e leve ao lume brando até se transformar em xarope. Mexa o açucar de vez em quando enquanto derrete.
Antes de atingir a cor de caramelo tire a forma do calor e coloque-a numa superficie fria.
Enquanto arrefece espalhe o caramelo pelas paredes da forma antes de ficar muito espesso. Reserve.

Deite todos os restantes ingredientes numa taça e bata com o fouet.



Verta esta mistura para a forma caramelizada e coloque-a dentro do tabuleiro com água.
Leve a cozer no forno preaquecido a 170º durante cerca de 50 min.
Tire a forma da água e deixe arrefecer.



Depois de frio, leve ao frigorifico no mínimo durante 4 h, ou de preferência durante toda a noite.
Desenforme quando servir.



Vai uma fatia?



Nota: Esta receita foi retirada do livro "Na Cozinha com Nigella".
Este pudim é bastante compacto, mas delicioso...

20 comentários:

Carol disse...

É claro que quero uma fatia, não dá pra resistir!! Beijos

Mamã Catarina disse...

Já ía uma fatia já! O pudim ficou com um aspecto formidável! Vou anotar a receita para experimentar, porque de difícil não tem nada :)

A propósito, o que é um fouet? Fiquei curiosa, será vara de arames? Agradeço-te se me puderes esclarecer :)

Beijinhos e bom início de semana!!

STA disse...

Catarina,
Realmente o fouet não é mais que a vulgarissima vara de arames...
Faz que não te arrependes ;)
É uma receita fácil, rápida e muito saborosa.
Bjs

Pratos da Bela disse...

Só uma????
Quero mais...
Bjinhos da Bela

Margarida disse...

Mesmo como eu gosto, compacto! : )
beijocas

M. disse...

Que lindo pudim! Nunca fiz em forma rectangular, mas acho que vou experimentar ;)

Luísa Alexandra disse...

Tu és a rapariga dos pudins!
Sempre deliciosos!

Sónia Alexandra disse...

Amiga este pudinzinho deixou a "je" cheia de guloseima. Jinhos doces

Andreia Cambez disse...

Estou à espera da minha fatia :D
Jinhusssssssss

ameixa seca disse...

Comprei esse livro no sábado e ainda o estou a ler :)
A primeira foto parece uma pintura. Ficou lindo!
Boa semana!

Carlinha disse...

Eu tb quero um pedacinho pr provar...
Q delicia... Tinha ficado tao bem no final do meu almocinho :)

SoraiaSilva disse...

Que óptimo aspecto!
E SIM, já estou á espera da minha fatia!! :D
Beijinhos*

conceicao disse...

Que maravilha!

Smsn - artes e ideias disse...

adoro pudim!!!!!!!!!!!!

bjkas

Mamã Catarina disse...

Ah, obrigada pelo esclarecimento! Não sabia que também se podia chamar de fouet, nome engraçado :)

Ainda hoje perdi uns bons minutos a "vasculhar" as tuas receitas mais antigas! Só delícias, cada uma melhor que a outra! E os teus bolos decorados... um espectáculo :)

Beijinhos e boa semana!!

risonha disse...

vai uma fatia?
só uma?
não podem ser duas???

Mamã Catarina disse...

Olá! Passei por cá para dizer que te deixei um mimo lá no meu cantinho! Espreita quando puderes e espero que gostes :)

Beijinhos e bom fim de semana!!

Lenisa disse...

Adorei o teu pudim tem optimo aspecto.
ja agora onde posso arranjar o leite evaporado?
bjinhos

moranguita disse...

ai mas que belo pudim. e mais um para eu fazer la em casa esta-se mesmo a ver. hehe
beijocas e boa semana

Anakoelho disse...

Está de dar água na boca,pudim é tudo de bom!
Bom dia!