segunda-feira, 6 de julho de 2009

Papos Secos


Ingredientes
600g de farinha
40g de fermento de padeiro
200g de água
200g de leite
1 colh chá de sal
20g de manteiga
2 colh sopa de puré de batata instantâneo

Preparação
Coloque no copo o leite e a água e programe 2 min a 37º na vel 2.
Junte o fermento e misture 5 seg na vel 4.
Adicione os restantes ingredientes e misture 10 seg na vel 6, seguidos de 4 min na vel espiga.



Retire a massa, forme uma bola, tape e deixe descansar 10 min.
Retire pedaços de 30-40g e espalme com o rolo da massa sobre uma superfície bem enfarinhada. Sobreponha 2 a 2 e enrole.



Coloque com a abertura para baixo, em cima de um pano de cozinha bem enfarinhado e deixe levedar por 1 h, bem tapadinhos.
Findo esse tempo, coloque num tabuleiro de ir ao forno, virando a costura para cima, com muito cuidado para não perderem o volume.
Leve ao forno pré-aquecido a 220º durante 20-25 min.
Coloque um pequeno pirex com água logo durante a cozedura dentro do forno.


Notas:
Esta receita foi adaptada desta da ISI.

Já andava há muito tempo para a testar, dado a particularidade de levar puré de batata instantâneo, que me suscitava alguma curiosidade...
Mas como não costumo ter em casa e não me apetecia ir comprar de propósito só para experimentar, aproveitei uma embalagem promorcional que saiu numa revista de culinária.

Só fiz meia receita, que me rendeu 7 pãezinhos.
O resultado foi fabuloso... são óptimos... muito fofinhos e saborosos...

A repetir sem dúvida alguma!

8 comentários:

Smsn - artes e ideias disse...

ficaram bonitos e apetitosos!!

smsnarates

gasparzinha disse...

Sta, estão lindões!
Tb ando para experimentar, mas agora viciei-me no artisan bread e nunca mais fiz outro.

Ver os teus deu-me vontade de lhes dar uma dentada!
:)

Beijinhos.

Sónia Alexandra disse...

Pra mim podes fazer uma dúzia...seriam muito bem vindos...Jinhos doces

Isabelocas disse...

Ficaram perfeitos, já fiz e gostei.
Bjs

Carlinha disse...

Posso roubar um pr o meu lanchito agora?:)

ameixa seca disse...

Também não tenho puré instantâneo, nunca usei. Mas os pães devem ficar bem fofinhos :)

risonha disse...

são meia dúzia aqui para a mesa do canto, se faz favor...

moranguita disse...

hum paozinho e sempre bom. aqui esta mais uma boa receitinha.
beijinhos