quarta-feira, 8 de julho de 2009

Baklavá com Maçãs & Passas


Ingredientes
500g de massa Filo
6 maçãs
120g de passas
2 colh chá de açucar
1 colh sopa de manteiga
4 colh sopa de farinha
canela qb

Preparação
Corte as maçãs em pedaços e junte a farinha e a canela.



Derreta a manteiga durante 2 min na vel 3 a 60º.
Junte a mistura de maçãs e envolva durante 3 min na vel colher inversa.
Adicione as passas e o açucar e envolva mais 2 min na vel colher inversa.



Montagem
Coloque num pirex 6 folhas de massa filo barradas com manteiga derretida.
Esta foi a que usei.



Coloque metade do recheio e cubra com mais 3 folhas.
Coloque os restante recheio e termine com 6 folhas de massa filo bem barradas com manteiga.
Na superfície da massa, corte quadrados e leve ao forno preaquecido a 180º durante 40 min.



Aqui ficam umas fotos do interior acompanhadas por uma bolinha de gelado de baunilha...



Nota:
Ontem ao ver o Blaklavá da minha amiga Samma, lembrei-me desta receita perdida nos meus arquivos e resolvi publicá-la, dado ser uma variante ao Baklavá tradicional, mas igualmente deliciosa...

18 comentários:

mesa para 4 disse...

E como é que tu tinhas uma maravilha destas perdida...de maçã que delícia...ficou linda...um enorme beijinho

Soraya disse...

Já tinha comentado na receita da Samma que gosto muito de baklavá, mas nunca fiz por me parecer muito trabalhosa. No entanto ambas as receitas estão muito tentadoras. Acho que vale a pena dar-me ao trabalho, pois o resultado é delicioso.
Beijinho

ameixa seca disse...

Um dia destes tenho que me aventurar com a massa filo. Vai é ter que ser sem passas :)

Eu Mulher disse...

Amiga querida, os ingredientes já dizem tudo sobre essa maravilha de baklavá. Não conhecia essa receita. Adorei!


Grande beijo

Carol disse...

Massa philo é uma das minhas preferidas, que delícia!! Beijos

conceicao disse...

Ficou linda! deve ser deliciosa.

Docinhos e Miminhos da SweetSofia disse...

Sempre que aqui venho é para babar...hihihi..
mas vou continuar a vir..
Adorei!
beijocas

Elisabete disse...

Não conhecia esta delícia. Que maravilha que ficou e com a bolinha de gelado melhorou mais ainda. Amei.

Carlinha disse...

Tem um aspecto mesmo divinal...

Luísa Alexandra disse...

Também vi o da Samma e fiquei a desejar!!!!
O teu está igualmente fantástico, parece-me uma sobremesa bastante doce, mas de certeza que muito deliciosa!

Olguinha disse...

então tinhas esta receita boa perdida? ainda bem que a encontraste! muito boa

risonha disse...

tem um aspecto super apetitoso.
eu adoro tudo o que leve maçã e a massa filo faz umas sobremesas deliciosas e estaladiças.

gasparzinha disse...

Ai que coisa tão boa!
Ainda não ganhei coragem para experimentar o original porque deve ser tão bom que depois ia comer tudo sozinha, mas como esta tua sugestão leva maçã, o meu Esparguete já deve gostar e assim posso dividir o mal pelas aldeias.
Acho que vou começar por este...

Beijinhos.

Sandra G disse...

Que bom adoro sobremesas com maçã e canela.Está muito bonito.

beijinhos

Irene Bastos disse...

Que bom aspecto,adoro este tipo de bolos. Só há um problema, não sei onde se compra massa filo já procurei mas não encontrei.é em algum sitío especial?
Adoro os seus bolos já fiz alguns deles.Parabéns

Bjs

STA disse...

Obrigada a todas pelas vossas palavras.

@Soraya
Olha que até não dá muito trabalho... há sobremesas bem piores... e o resultado compensa ;)

@Luísa,
Olha que não é muito doce...

@Irene,
A massa filo compro nos hipermercados... ao pé das massas quebradas, de pizzas frescas..

Bjs a todas

Isabelocas disse...

Que maravilha, ainda ontem fui ao supermecado Turco e tinham uma enorme variedade, fiquei com vontade de provar uma de cada.
As tuas estão com excelente aspecto.
Bjs

Luciana Macêdo disse...

Simples, rápida, prática e deliciosa, enfim tudo de bom. Esta torta com sorvete deve combinar basante.
Bjs!