domingo, 21 de junho de 2009

Manjar de coco em calda de ameixas secas - Dia Branco

Como queria muito participar no dia branco proposto pela Mary e ontem foi um dia extremamente agitado (de manhã festa do infantário... de tarde exame de Karate... e sempre acompanhada por uma constipação brutal...), resolvi fazer duas sobremesas por forma a que pelo menos uma se aproveitasse...

Felizmente, apesar de todas as correrias, da febre e dos espirros, as duas correram bem, e por isso cá estou eu novamente a participar neste desafio colorido.

A minha segunda escolha foi este Manjar de coco em calda de ameixas secas.


Ingredientes
2 latas de leite condensado
2 pacotes de natas
400ml de leite de coco
100g de coco ralado
1 pacote de gelatina neutra em pó

Calda de ameixas
250g de ameixas secas sem caroço
250ml de água
1 chav de açúcar

Preparação
Ponha a gelatina de molho em água fria.
Coloque no copo o leite condensado, as natas e o leite de coco e bata 40 seg na vel 4.
Adicione o coco ralado e envolva 30 seg na vel 3.
Com a máquina em movimento na vel 3, adicione a gelatina derretida pelo bocal e misture 20 seg.



Deite este preparado numa forma previamente untada com óleo e salpicada com água gelada (para que depois desenforme com facilidade) e leve ao frigorífico até solidificar.



Calda de ameixas
Coloque todos os ingredientes numa panela e leve ao lume.
Deixe ferver durante 10 min.
Retire do lume e deixe arrefecer.



Montagem
Desenforme e regue com a calda preparada.
Leve novamente ao frigorifico.

São servidos?




Notas:
i) Esta receita foi baseada e adaptada desta.

ii) Sim é uma bomba calórica, mas dias não são dias... e eu usei tudo light... assim sempre "pesa" um bocadinho menos na consciência... e é mesmo deliciosa... mas um pouco doce demais para o meu gosto... para a próxima substituo uma lata de leite condensado por uma só de leite.

iii) Como ficou ligeiramente mole, também vou aumentar a quantidade de gelatina... Não sei se foi do tempo que esteve no frigorífico ou se foi da temperatura ambiente... ou então, precisa mesmo de mais gelatina...

14 comentários:

Missy disse...

tanta receita boa para o dia branco !!!!
parabéns.

bjka

Abelha Maia disse...

Eu para mim podia mesmo ser sem a calda.
bjss

Carol disse...

Passando pra deixar um grande beijo!!

ameixa seca disse...

Ando para fazer manjar há uns tempos mas ainda não me atrevi! Com este calor nem me apetece cozinhar nem comer :)
Espero que melhores rápido da constipação e aparece amanhã ;)

Alcina disse...

Também já experimentei manjar de coco e adorei, este ficou com optima carinha com a calda de ameixas :-)

Mary disse...

Acho que só eu é que ainda não fiz, nem provei o manjar! hehehe:)
Mas realmente, tem um aspecto suptuoso, e ainda o regas com uma calda tão original e deliciosa!
Mais uma belíssima contribuição para enriquecer o dia branquinho!
5 estrelas, Sónia! :)

Smsn - artes e ideias disse...

que delicia!!

bjs

Gina disse...

Na casa da minha mãe sempre comíamos manjar com ameixas secas. É simples e gostosa.
Obrigada pela visitinha.
Bjs.

Tangerina disse...

Olá!

Vim retribuir e agradecer a tua visita no Tangerina. Não conhecia o teu... mas gostei muito :)
Esta sobremesa então... está divina!

Beijinhos,
Carlota

P.S Para os caracóis de chocolate, mete 1º a barra no frio pr estar bem dura e depois com aquelas coisas de descascar cenouras passas nas laterais e vais ver como é fácil, nunca são é muito grandes :(

Piteca disse...

Amiga ficou fantástico este manjar! E aposto que é uma delícia!
Excelente participação amiga!
Bjcas.

Carlinha disse...

E um belo manjar pr acompanhar... :)
Bjs

Ana Powell disse...

Parabéns pela participação.
Uma excelente sugestão x

Mena disse...

Olá!
Hum, deve ser óptima!
Bj
Mena


Ah! Vê lá se descobres os pêssegos e pega, também, mais um miminho.

Elisabete disse...

Simplesmente adoro manjar de côco. dispenso as ameixas mas tb gosto muito da calda.
Sobremesa maravilhosa