sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Intercâmbio Culinário - Panna Cotta de Baunilha em Calda de Amora e Vinho Tinto

É com muito prazer que hoje publico o resultado da minha participação no Intercâmbio Culinário, este grande projecto das minhas amigas Ameixinha, Nana e Axly ...

Aproveito para dizer que participar neste intercâmbio, foi uma experiência muito enriquecedora... adorei e já me propus para um "second round"...

A minha companheira foi a Carol, do blog Cerejinha, à qual agradeço todo o apoio e simpatia que me permitiram realizar esta nova iguaria

Ingredientes
1 ½ chávena de chá de leite evaporado
½ chávena de chá de creme de leite
2 colh sopa de açúcar
1 vagem de baunilha
1 ½ colh chá de gelatina neutra em pó
3 colh chá de água

Calda
1 chávena de chá de compota de amora
1 chávena de chá de vinho tinto
2 colh sopa de açúcar

Preparação
Misture num tacho o leite, o creme de leite, a vagem de baunilha aberta e o açúcar. Leve ao lume e deixe ferver.
Retire a vagem de baunilha, raspe o interior com uma faquinha e coloque as sementinhas novamente no leite. Mexa bem e deixe cozinhar por mais 2 min.
Misture a gelatina na água e adicione ao leite quente.
Misture muito bem e coloque numa forma.
Leve ao frigorifico durante pelo menos 3 horas.


Calda
Coloque num tacho todos os ingredientes e leve ao lume até obter a consitência de calda. Retire e deixe arrefecer.


Desenforme a Panna Cotta e regue abundantemente com a calda preparada.


12 comentários:

Luísa Alexandra disse...

Até fiquei com os olhos a saltitar de tamanha delícia!
Que espectáculo ficou!
A conjugação de cores está excelente!

Manuela © disse...

Essa calda de vinho tinto deve dar um constraste de sabores muito bom :)

Janinha disse...

Adoro pannacota :)

Mary disse...

Isso tem cá um aspecto!
Que coisinha tão boa para testar...
Adorei! :)

Alegna disse...

Esta bela receita levo-a já comigo que sou fanática por panna cotta... linda, adorei!!!

risonha disse...

eu também adorei participar no intercâmbio culinário, tenho que marcar um 2º round com a Laurinha.
a Panna Cotta ficou com um aspecto delicioso.

mesa para 4 disse...

Está linda, linda...ai que me apetecia tanto uma fatia...beijinho

Carol disse...

Sonia, ficou linda!!!! Parabéns. Adorei e espero que você também. Vou fazer minha receitinha hoje e espero que você aprove. Grande beijo

Canela disse...

Diferente ,mas deve ser uma boa combinação..
Parabens,ficou lindo!
Bj

ameixa seca disse...

Ficou muito bonita! Obrigada pela participação, contamos com o segundo round :)

EU MULHER disse...

Wowww!!!! Sou louca por panna cotta!!! Vou experimentar essa com baunilha, amora e vinho tinto. Deve ser uma maravilha. Ficou lindíssima.


Mil beijos

Isa Lourenço disse...

Deve ser uma verdadeira delicia!
Também gosto muito de panna cotta.
Bjos e bom carnaval